EDIÇÃO 30 » MISCELÂNEA

Capture a Bandeira: Bertrand Grospellier


Kristy Arnett

Nos últimos anos, Bertrand “ElkY” Grospellier tem sido uma força dominante no circuito de torneios, mas ele começou sua carreira jogando cash games online. Depois de se profissionalizar, Grospellier transferiu suas habilidades no game StarCraft para o poker online, e eventualmente para o poker live. Ele também vai aparecer na próxima temporada do High Stakes Poker da GSN, que estreia em fevereiro de 2010.

Kristy Arnett: Como você começou a jogar cash games?
Bertrand Grospellier:
Eu comecei a jogar poker nos cash games, e realmente não fazia ideia do que estava fazendo. Eu jogava no-limit [hold’em] de $1-$2 há seis anos, pois um amigo disse para eu jogar no PokerStars. Eu depositei $200, jogava $1-$2 e quebrei depressa. Durante os dois primeiros meses depois disso, eu jogava 50¢-$1 e comecei a levar o jogo bem mais a sério. Subi para $2-$4 e $3-$6, e a mesa mais cara na época era $5-$10.

Quando eu comecei a melhorar, jogava alguns torneios paralelamente, e ganhei algumas vagas para torneios grandes. Então o PokerStars me ofereceu o buy-in de alguns eventos, como o EPT [European Poker Tour]. Portanto, eu jogava muitos torneios e viajava bastante, então eu não tinha tanto tempo para me concentrar nos cash games. Meu foco basicamente passou do cash para os torneios, mas eu ainda adoro jogar cash sempre que posso, especialmente live. É muito diferente, pois não há buy-in limitado. Você pode comprar muitas fichas, quantas quiser, então é muito diferente de jogar online, pois a maioria das mesas é limitada a 100 big blinds. Quando se tem 100 big blinds, há certas jogadas que você não pode fazer. Além disso, é possível ir all-in com algumas mãos com as quais não iria caso tivesse mais fichas. Você pode jogar mais agressivamente com 100 big blinds. É difícil ser agressivo quando se tem muito mais fichas, pois você arrisca muito quando se depara com uma mão alta.

KA: Já que você aprendeu o jogo jogando cash games em vez de torneios, você acha que isso afetou seu jogo geral de forma positiva?
BG:
Eu acho importante aprender ambos para seu jogo em geral. Cash games lhe ensinam muito sobre implied odds. Você em regra tem muito mais situações quando está deep stacked em cash games, e isso é útil para torneios quando a estrutura estiver muito deep. Algumas pessoas podem ir all-in com muita frequência porque estão acostumados a jogar em torneios com 30 big blinds, quando na verdade não é correto fazer isso quando você estiver muito deep. Já em cash games com 150 big blinds ou mais, realmente é preciso escolher melhor suas oportunidades. Você também pode jogar mais mãos, uma vez que pode dar call em reraises com uma gama mais ampla, especialmente quando tiver posição. Se você souber o que um jogador tem, pode dar call no reraise e jogar a mão de acordo com isso. Em torneios, mesmo que você saiba o que ele tenha, às vezes não temos as odds para dar call e jogar pós-flop.

KA: Que conselho você daria a um jogador de cash games iniciante?
BG:
Reflita sobre todas as mãos que você jogou, e tente melhorar de verdade. Seja sempre honesto consigo e saiba quando você cometeu um erro. É fácil simplesmente dizer: “Ah, eu tive azar”. Discuta as mãos importantes com seus amigos ou com outros bons jogadores de cash. Isso é muito importante, eu acho, pois todo mundo tem um estilo diferente. Mesmo que você não concorde com o que os outros caras dizem, ainda assim é bom ouvir opiniões diferentes para ter uma ideia de como os outros jogadores estão jogando.

KA: Quando você joga em limites mais altos e contra competidores mais fortes, quais são alguns dos erros que você percebe até os bons jogadores cometendo?
BG:
Eu acho que mesmo os bons jogadores às vezes não se adaptam muito bem. Eles em geral têm talentos básicos bons, sobretudo online, mas não se adaptam o suficiente para o fluxo do jogo. Eles possuem apenas uma estratégia básica, e não são muito flexíveis. É muito importante ser maleável com sua estratégia no poker. Se algo que você estiver fazendo não estiver funcionando em uma mesa, há uma razão para isso. Você precisa refletir a respeito e se adaptar. Os jogos são definitivamente muito mais difíceis hoje em dia — muito mais difíceis do que três ou quatro anos atrás.

KA: Como você se adaptou à crescente agressividade pré-flop?
BG:
Você definitivamente precisa se defender com muito mais cuidado contra alguns jogadores. È necessário aprender a dar mais four-bets e five-bets. Contra oponentes que vão aumentar e reaumentar, você precisa estar preparado para atacá-los se achar que a situação é adequada. Definitivamente, eu acho que a variação em cash games é maior ultimamente porque a ação pré-flop é muito mais insana do que costumava ser. Antes, as pessoas simplesmente davam apenas call com suas mãos, então é preciso estar preparado para ir para a guerra com mãos mais fracas pré-flop.

KA: Se você acha que está melhor do que os outros jogadores, por que colocar tanto dinheiro pré-flop em vez de tentar jogar com uma relação stack-pote maior pós-flop?
BG:
Bem, depende de quão melhor do que o outro jogador você acha que está, e depende de onde vem sua vantagem. Alguns cometem grandes erros pós-flop, mas online parece que jogam muito melhor pós-flop, então eu não acho ruim que você tire proveito de suas vantagens pré-flop. É muito diferente de torneios, pois os jogadores não são tão bons pós-flop – além disso, você sempre pode fazer rebuy em cash games. Em torneios, é muito importante proteger seu estoque e não jogar com uma variação muito grande. Se estiver apostando contra um cara em um torneio, não quer um coin flip, pois pode encontrar situações de menor variação, mas, em cash games, isso não importa, pois, caso você quebre, pode simplesmente fazer um rebuy. Outra coisa é que em cash games você deve possuir um bankroll grande o suficiente de modo que ele não afete sua decisão de fazer uma jogada de grande variação.

KA: Cite alguns exemplos de como você pode explorar jogadores pré-flop e pós-flop.
BG:
Se eles forem agressivos pré-flop, às vezes você também precisa ser superagressivo pré-flop, mas depende de qual você acha que seja a maior fraqueza deles. Se achar que eles dão call demais pós-flop, não precisa ser tão agressivo antes do flop. Portanto, se você estiver jogando contra um cara que dê muitos all-ins pós-flop, você pode jogar mais tight pré-flop e acertar sua mão, pois sabe que ele vai dar call em grandes apostas com mãos marginais. Se você achar que ele está abrindo raise com muitas mãos e dando fold pré-flop, você pode dar muitos reraises em posição, pois ele desiste muito e nunca dá four-bets sem mãos premium, como valetes ou melhor. Então, obviamente, seria lucrativo jogar de forma agressiva contra ele. Você realmente precisa reconhecer as fraquezas dos oponentes e se adaptar para jogar de acordo.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×