EDIÇÃO 44 » ESTRATÉGIAS E ANÁLISES

Pelos caminhos da 3-Bet


André Dexx

Sabe aqueles assuntos de que a gente escuta falar o tempo todo, mas que nem sempre entendemos sua parte mais elementar? Neste artigo, veremos algo nesse sentido: os fundamentos da 3-bet.

“Tribetar”, com se diz na gíria do poker, nada mais é do que dar reraise depois que um oponente abriu raise. Apesar de as variáveis que envolvem jogar um pote tribetado serem inúmeras, ela é executada basicamente de duas maneiras: “pelo valor”, quando fazemos isso porque achamos que nossa mão está ganhando, por isso aumentamos o tamanho do pote e do nosso eventual lucro; ou “blefando”, conhecida como 3-bet light, quando queremos expulsar o oponente, antes ou depois do flop.

3-Bet Pelo Valor
Um exemplo clássico de 3-bet pelo valor é quando recebemos A-A, tribetamos e nos preparamos para colocar todas as fichas em jogo caso o oponente continue no pote.

Também é possível tribetar pelo valor com mãos piores como AQ, AJ, KQ ou KJ, dependendo da nossa posição e da qualidade do oponente. Se estivermos diante de um calling station, vamos nos isolar contra ele dando 3-bet com uma gama tão ampla de cartas altas que, se acertarmos um top pair, isso será o suficiente para atacar. Afinal, o range dele é grande a ponto de conter desde top pairs com kickers piores até middle pairs ou draws que pagarão caro para ver um turn ou um river.

Veja o exemplo da ilustração. Trata-se de um oponente fraco que, além de pagar a 3-bet, paga apostas futuras. Perceba que podemos colocá-lo em várias mãos piores que a nossa, como K-J, K-T, A-9, K-9, K-7, T-8, 8-9, 8-7, 6-7, 6-5, 6-4 e qualquer mão com duas cartas de ouros esperando o flush. Basicamente, só perdemos para AK, KK, 88 e 66. Nossa aposta ali é uma típica 3-bet pelo valor.

$5/$10 NL Hold’em Cash game, 6 Players
SB ($1000)
BB ($502)
UTG ($1000)
Vilão MP ($1328)
CO ($1003)
Hero BTN ($1755)

Pre-Flop: K Q dealt to Hero(BTN)

UTG folds, Vilão MP raises $30, CO folds, Hero BTN raises $100, SB folds, BB folds, Vilão MP calls $70

Flop: ($215) K 8 6 (2 Players)

Vilão MP checks, Hero bets $145, Vilão MP calls $145

3-Bet Light
A ideia por trás da 3-bet light é simples, mas muito importante, principalmente nos jogos atuais. A função dela é balancear seu range, de modo que você gere ação quando receber mãos premium. Quem não conseguir fazer isso será perdedor no longo prazo. Em qualquer limite.

Se ficarmos esperando mãos premium para tribetar, os oponentes vão perceber com facilidade que só fazemos isso com as melhores mãos, por causa da baixa frequência. Por outro lado, se a gente tribeta alucinadamente, também nos tornaremos previsíveis, já que ninguém recebe A-A, K-K ou Q-Q a todo instante. Nossos adversários reagirão com 4-bets e calls, sabendo que a menor parte de nossas 3-bets são pelo valor. E vai lucrar à nossa custa.

Quando executada com precisão, a 3-bet light, além de muito lucrativa, influi diretamente na gama de mãos em que o oponente lhe coloca. E quanto menos previsível você for, melhor. Quando tribetamos light de forma balanceada, o oponente tende a entrar mais vezes no pote com mãos piores, fazendo com que essa jogada tenha expectativa positiva, o chamado +EV.

Mas qual o momento ideal de dar 3-bets light? A regra número um é fazer isso contra oponentes que costumam dar fold diante desse tipo ataque, ou contra oponentes que, mesmo dando call, costumem largar diante de uma aposta no flop (continuation-bet).

Outro ponto é tribetar light quando tivermos posição, de preferência com mãos com as quais não queremos nos envolver dando call, pois não vão acertar o flop tão bem. É o caso de A7, K2, Q3 J8, T7 etc.
Mãos como Ax, Kx, Qx são melhores ainda, porque servem como blockers. Ou seja, quando temos ás e outra carta, cortamos pela metade a chance de o oponente ter AA, e em 1/4 de ele ter AK, mãos que queremos evitar encontrar pela frente.

Os primeiros passos para a execução perfeita da 3-bet é saber “quando”, “com o quê” e “contra quem” tribetar. Com as linhas gerais que vimos neste artigo, você já tem um caminho seguro para fazer isso de maneira eficiente. Aproveite.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×