EDIÇÃO 54 » ESTRATÉGIAS E ANÁLISES

Escrito na palma da mão

Estratégias iniciais para pessoas avançadas


André Dexx

Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente.

Nada melhor do que começar um ano com um pensamento de Carlos Drummond de Andrade. Pois bem, é hora de planejar as metas e arregaçar as mangas.  Se você andou em círculos como feito barata tonta ano passado, não se martirize, aprenda com seus erros e faça melhor desta fez. Acredite ou não, tudo pode acontecer. Como alcançar seus objetivos? Planejamento e metas. No poker, isso também é verdadeiro.

Resultados são consequência da perseverança. Vencedores, dentro e fora do poker, sabem da importância da disciplina e da sensibilidade para fazer as escolhas certas no meio do caminho, sempre com foco. Sujeitos assim pensam em termos de meio, e não de fim.

E eu friso o foco porque é comum ver jogadores andarem em uma direção e, diante das dificuldades, mudarem o plano de voo, imaginando que os resultados aparecerão com mais facilidade. O detalhe é que os obstáculos estarão esperando por você em qualquer esquina e, por eles, apenas os melhores passarão.

Exemplo típico disso é o jogador que começa a disputar torneios e migra para os cash games. Cansei de ver pessoas nesse impasse, ano após ano, sem resultados satisfatórios, até o dia em que realmente decidiram enfrentar as dificuldades com unhas e dentes. Viraram o jogo. Tenha humildade para reconhecer os erros que cometeu. E trate de consertá-los, quando possível. Você será uma pessoa melhor e mais produtiva.



Aproveite para se organizar. Isso vale para a sua casa, sua cabeça, suas finanças e seus hábitos. Esse será o seu investimento com melhor retorno. Tudo está interligado, e os detalhes fazem toda a diferença no resultado final. Ainda mais para os que levam, ou querem levar, o poker realmente a serio. Para tanto, lanço um desafio: tente fazer duas listas de pontos que podem ser melhorados, uma voltada para aspectos do jogo e outra para todas as outras coisas da sua vida.

Algumas metas que podemos incluir para se desenvolver nesse jogo são simples. Entretanto, poucos jogadores conseguem mantê-las com disciplina, mesmo sendo vital para evoluir com rapidez e qualidade. Algumas delas consistem, basicamente, em estudar o jogo periodicamente. Como? Continue lendo.

Livros e artigos
Por mais que já tenhamos lido determinado livro ou artigo, ele poderá mostrar outro modo de pensar em uma segunda leitura. Afinal, a qualquer momento podemos encarar o jogo maneira diferente. Não necessariamente devemos seguir à risca o que o autor diz, e o questionamento pode ser uma excelente forma de estudo.

É preciso, porém, ficar atento se o material que você tem em mãos é adequado ao seu nível de jogo. Não adianta ler uma obra para iniciantes se já conhecemos as regras do jogo. Ou de um autor que sequer senta para jogar hoje em dia, cujo livro tornou-se obsoleto.

Fóruns, blogs e escolas de poker
Os fóruns e blogs estão entre os melhores lugares para evoluir e socializar no poker. Lá, você encontra pessoas de todos os níveis de jogo, dispostas a trocar conhecimento sobre diversos temas do feltro. É possível encontrar discussões sobre assuntos que variam desde a economia do jogo até a analise de mãos.

As escolas de poker também costumam concentrar um grande número de informações, normalmente reunindo uma série de vídeo-aulas na qual um instrutor grava vídeos e explica todas as linhas de raciocínio que utilizou ao fazer suas jogadas.

Coaches, programas de estatísticas e análise offline
Alguém aí conhece uma forma de se aprender melhor do que ao lado de um grande professor? Eu, particularmente, não conheço. No poker é a mesma coisa. Um coach competente acompanha seu aluno e rapidamente percebe seus erros. Depois, ensina conceitos teóricos e acompanha o aluno para uma sessão, ou faz um relatório minucioso com o auxílio de programas de estatísticas.

O mais conhecido dentre esses softwares é o “Holdem Manager”, que armazena a base de dados de todas as mãos disputadas. Para um jogador experiente é uma das melhores, se não a melhor, ferramenta de estudo. O programa permite ainda filtrar as jogadas, encontrando falhas do aluno e seus adversários.
No fim das contas, todos os métodos de aprendizado são válidos para luta para se tornar um jogador completo. Quanto mais você diversifica, mais faz associações, raciocinando de múltiplas formas.

A vocês que persistem na organização, na disciplina e no foco, desejo um ano de grandes resultados. Aos demais, boa sorte, pois é da imprevisível senhora que eles dependerão.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×